top of page
Buscar
Foto do escritorMarco de Sá

Quem somos e para onde vamos?

Conheça o conceito, a proposta e os integrantes deste blog.


Black Mirror - Temporada 6 - "Striking Vipers"

Há muito tempo atrás, na Beócia, região da Grécia Antiga, nasceu um rapaz de beleza divina. Chamado Narciso, seu rosto possuía uma beleza jamais igualada, e logo se tornou motivo de falatório na cidade, deixando corações arrasados por onde passava. Porém, Narciso não se apaixonava por ninguém.


Ao ver seu reflexo num rio, Narciso finalmente encontrou o amor de sua vida. Diferentemente de Logun Edé e Vênus, dinvidades cuja beleza e perfeição se tornaram referenciais, ao se deparar com seu reflexo, Narciso se perdeu no próprio ego. Ele nunca havia visto tal beleza e não poderia tê-la, a menos que entrasse nas águas. Ao mergulhar, Narciso morre afogado em seu próprio eu.


2083 anos depois, a série antológica "Black Mirror" apresenta discussões acerca de processos comunicacionais e tecnológicos de um mundo cada vez mais individual. O nome da série representa o reflexo criado pelas telas desligadas dos nossos aparelhos.


Caso Narciso ainda estivesse entre nós, ele desligaria a tela para enxergar seu reflexo, ou apenas tiraria uma selfie através dela?


Os mitos permanecem vivos, seja em Salvador, Grécia, Nova York ou Nigéria, o rio é a rede e o nosso reflexo está nela. Todos nós nos tornamos Narciso.


Criado por Auno Rehem, Lea Santana, Marco de Sá, Marlon Chagas e Fernando Martins, discentes da disciplina de Comunicação e Tecnologia (FACOM-UFBA), o blog utiliza "Black Mirror" como a ponta desse iceberg que carrega temas relacionados à comunicação, tecnologia, sociedade e psicologia humana.


Com posts semanais, A Selfie de Narciso vai te oferecer uma correnteza de respostas... e mais perguntas!


Como os aplicativos de relacionamento afetam os seus usuários para fora das telas? O que é uma política de proteção de dados? Até onde a inteligência artificial pode chegar? Quais os impactos sociais da expansão tecnológica exponencial dos últimos anos? Que tipo de humanos nos tornamos? Existe um universo alternativo virtual?


As respostas só virão com o exercício favorito de Narciso: olhar para si.

Então mergulhe na tela.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page